Inicie o ano fazendo uma reflexão crítica sobre sua função e seus objetivos enquanto educador
Mais um ano se inicia e, com vontade de conquistar os objetivos não alcançados no ano que findou, você pensa no que pode ser feito para melhorar em sua função no ano que começa. Esse é o período ideal para uma reflexão de nosso trabalho e traçarmos metas para os próximos meses.
Mais um ano se inicia e, com vontade de conquistar os objetivos não alcançados no ano que findou, você pensa no que pode ser feito para melhorar em sua função no ano que começa. Esse é o período ideal para uma reflexão de nosso trabalho e traçarmos metas para os próximos meses.
É comum que professores em geral façam esta auto-avaliação antes de voltarem a lecionar. Com os educadores cristãos não é diferente.
As perguntas que são feitas giram em torno de “como fazer” ou, ainda, de “ como irei conseguir chegar àquele aluno?”. Temos o costume de propormos a nós mesmos grandes mudanças, de traçar altas metas, mas, antes de tomar qualquer decisão, não devemos esquecer de consultar o melhoo e mais digno de todos os mestres: Jesus Cristo.
Tïre um tempo para rever a sua atuação de professor(a) em sua sala de aula, observe os alunos, coloque-se no lugar do seu educando e avalie-se como professor. Atente para as necessidades deles e nunca esqueça de apresentá-los a Deus em suas orações, da mesma forma que você apresenta Deus a eles. Lembre-se que a oração é o melhor antídoto para qualquer mal.
Organização das idéias
Entende-se que o planejamento é um conjunto coordenado e organizado de ações que visam a alcançar a realização de determinados objetivos. É um ato em que realizamos uma previsão do que se deseja realizar, podendo ser criado em determinado tempo, executado e reformulado em outro, mas esse planejamento deve estar pautado na realidade de cada região.
Deve-se tornar o planejamento de fácil compreensão, não esquecendo de levar em conta a realidade para, a partir daí, iniciar a fase de preparação, em que se deve determinar os objetivos, selação e organização dos assuntos, dos procedimentos de ensino, dos recursos, e dos procedimentos de avaliação. Após definido isso, deve-se colocar em prática o plano em ação, ou seja, desenvolvê-lo.
Logo após o desenvolvimento, passa-se para a última fase, a de aperfeiçoamento, que consiste na avaliação, feedback(retorno) e replanejamento.
O planejamento, então, deve estar de acordo com o nível dos educandos, relacionado os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem à vida cotidiana do educando.
Ao planejar, pense no futuro, o que você quer alcançar. Ore, peça direção de Deus para essa organização de idéias, pois você pode querer ir para uma direção e Deus querer te usar em outro sentido. Além disso, ouça os seus alunos, consulte-os, aceite a sugestão do seu grupo. Afinal, são eles os mais importantes nesse processo.
As perguntas que são feitas giram em torno de “como fazer” ou, ainda, de “ como irei conseguir chegar àquele aluno?”. Temos o costume de propormos a nós mesmos grandes mudanças, de traçar altas metas, mas, antes de tomar qualquer decisão, não devemos esquecer de consultar o melhoo e mais digno de todos os mestres: Jesus Cristo.
Tïre um tempo para rever a sua atuação de professor(a) em sua sala de aula, observe os alunos, coloque-se no lugar do seu educando e avalie-se como professor. Atente para as necessidades deles e nunca esqueça de apresentá-los a Deus em suas orações, da mesma forma que você apresenta Deus a eles. Lembre-se que a oração é o melhor antídoto para qualquer mal.
Organização das idéias
Entende-se que o planejamento é um conjunto coordenado e organizado de ações que visam a alcançar a realização de determinados objetivos. É um ato em que realizamos uma previsão do que se deseja realizar, podendo ser criado em determinado tempo, executado e reformulado em outro, mas esse planejamento deve estar pautado na realidade de cada região.
Deve-se tornar o planejamento de fácil compreensão, não esquecendo de levar em conta a realidade para, a partir daí, iniciar a fase de preparação, em que se deve determinar os objetivos, selação e organização dos assuntos, dos procedimentos de ensino, dos recursos, e dos procedimentos de avaliação. Após definido isso, deve-se colocar em prática o plano em ação, ou seja, desenvolvê-lo.
Logo após o desenvolvimento, passa-se para a última fase, a de aperfeiçoamento, que consiste na avaliação, feedback(retorno) e replanejamento.
O planejamento, então, deve estar de acordo com o nível dos educandos, relacionado os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem à vida cotidiana do educando.
Ao planejar, pense no futuro, o que você quer alcançar. Ore, peça direção de Deus para essa organização de idéias, pois você pode querer ir para uma direção e Deus querer te usar em outro sentido. Além disso, ouça os seus alunos, consulte-os, aceite a sugestão do seu grupo. Afinal, são eles os mais importantes nesse processo.
Texto retirado da revista "Ensinador Cristão nº37"
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